O Centro de Referência de Assistência Social, ou simplesmente CRAS São Tomé, é um serviço do Estado com objetivo de ser a porta de entrada para a assistência social. Com objetivo de fortalecer o convívio familiar e da comunidade, o CRAS São Tomé Alto De São Sebastião é localizado principalmente em áreas com maior índice de vulnerabilidade social.
Então, quer saber um pouco mais sobre funcionamento, organização e documentos necessário para atendimento no CRAS, além de benefícios concedidos pelo CadÚnico?
Qual a função do CRAS São Tomé – RN?
O CRAS São Tomé é um órgão responsável por facilitar o acesso das famílias aos serviços, benefícios e projetos voltados para a Assistência Social. O funcionamento do órgão é possível devido o conhecimento e rastreamento do território de atuação do CRAS. Atualmente, o CRAS é considerado uma referência para população local e também para os serviços setoriais.
Geralmente, o funcionamento do CRAS é dividido em dois pilares: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Entre o público-alvo do atendimento do CRAS estão:
- Idosos
- Pessoas cadastradas no CadÚnico
- Crianças resgatadas em situação de trabalho infantil
- Pessoas portadoras de deficiência
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Beneficiários do Programa Bolsa Família.
Basicamente, o CRAS em São Tomé oferece os serviços de:
- Articulação entre os assistentes sociais de São Tomé;
- Prevenção de riscos e ameaças sociais;
- PAIF
- Orientação e encaminhamento apropriado para famílias carentes
- Cadastro para benefícios sociais, como Bolsa Família, BPS e Minha Casa Minha Vida.
Todo cidadão de São Tomé que deseja participar de algum programa social do governo social, como por exemplo o Bolsa Família ou Plano Brasil sem Miséria, deverá procurar a unidade do CRAS São Tomé e solicitar o cadastro.
Além do CRAS a rede de assistência social do Ministério do Desenvolvimento Social conta com mais de 8.000 unidades, espalhadas em todos os estados brasileiros.
Quantas unidades do CRAS existem em São Tomé?
O número de unidades varia de acordo com a necessidade de cada localidade. Por isso, alguns municípios brasileiros não contam com nenhuma unidade do CRAS, enquanto que outras cidades, como São Tomé contam com uma ou mais unidades.
Vale lembrar que a quantidade de unidades da rede do CRAS Rio Grande do Norte não leva só em consideração a população de cada município, mas principalmente, indicadores sociais e econômicos de cada área.
Endereço e telefone do CRAS em São Tomé
A unidade do CRAS está localizada na cidade de São Tomé, preposiçao Rio Grande do Norte. O atendimento é realizado presencialmente, na unidade CRAS. O horário de atendimento, entretanto, é flexível, para garantir o que qualquer cidadão de São Tomé possa ser atendido.
Para maiores informações, entre em contato com o CRAS de São Tomé através dos contatos abaixo ou pelo endereço do CRAS:
- Nome: Centro De Referência Assistência Social – CRAS
- Telefone: 0800 726 0101
- Endereço: Rua Padre Ramiro Varela, 1 – Alto De São Sebastião – São Tomé / RN CEP: 59400-000
Não encontrou uma unidade do CRAS perto de você? Então confira abaixo outras unidades do CRAS do Rio Grande do Norte:
Como o CRAS é organizado
Para atender o público em áreas de maior vulnerabilidade social, o CRAS São Tomé promove ações comunitárias por meio de eventos, campanhas e palestras, atuando em parceria com a comunidade para elaborar soluções para combate de problemas bem recorrentes, como:
- Trabalho infantil
- Baixa oferta de serviços
- Falta de acessibilidade
- Violência
- Ausência de transporte
- Falta de espaços dedicados à cultura
- Falta de espaços dedicados ao lazer
- Entre outros.
Após o cidadão procurar o CRAS mais próximo de sua cada, provavelmente, ele será encaminhado para rede de atendimento socioassistencial e também ser endereçado para outras políticas públicas.
Documentos necessários para atendimento no CRAS
Para ser atendido na unidade do CRAS São Tomé, o cidadão deve portar alguns documentos pessoais e também do grupo familiar. Os documentos podem mudar conforme a cidade. Por isso, para dar entrada em algum serviço oferecido pelo CRAS São Tomé, é necessário apresentar as seguintes documentações originais:
- Carteira de identidade
- CPF
- Título de Eleitor
- Comprovante de residência, como fatura de água, luz e telefone
- Carteira de vacinação
- Título de Eleitor
CRAS Bolsa família em São Tomé – RN
O cadastro do Bolsa Família em São Tomé deve ser realizado na unidade do CRAS – São Tomé. O PBF é um programa de distribuição de renda que beneficia as famílias de São Tomé com renda mensal inferior a R$ 177,00 por pessoa.
Para se inscrever no Bolsa Família em São Tomé, procure a unidade do CRAS São Tomé com:
- Documentos de identificação de todos os membros do grupo familiar;
- Comprovante de matrícula escolar para crianças e jovens entre 6 e 17 anos de idade;
- Comprovante de renda de todos os membros economicamente ativos.
A assistente social de São Tomé realizará seu cadastro no CADÚNICO, caso seja selecionado pelo MDS, o grupo familiar passará a receber o benefício mensal do Bolsa Família.
Benefícios sociais oferecidos pelo CadÚnico em São Tomé
O Cadastro Único é a plataforma do Governo Federal responsável pela unificação de informações sobre as famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Para ter direito aos benefícios sociais, essas famílias devem estar cadastradas no CadÚnico São Tomé. São consideradas famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de rendimento mental total.
Os principais benefícios sociais oferecidos pelo CadÚnico São Tomé são:
- Bolsa Família
- Bolsa Verde
- Telefone Popular
- Pro Jovem Adolescente
- Carta Social
- Programa Minha Casa Minha Vida
- Brasil Carinhoso
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
- Fomento.